sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O que eu achei de: As Crônicas de Spiderwick {Filme}

Título:  The Spiderwick Chronicles (Original)
Ano produção: 2008
Dirigido: por Mark Waters
Ano: 2008
Duração: 96 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Suspense
 
Sinopse: Quando a família Grace se muda de Nova York para o velho casarão de um tio-avô, Arthur Spiderwick (David Strathairn), fatos estranhos começam a acontecer. Misteriosos desaparecimentos e acidentes ocorrem diariamente, o que intrigam os irmãos Jared (Freddie Highmore), Simon (Freddie Highmore) e Mallory (Sarah Bolger). Eles decidem investigar a casa e encontram um livro mágico, que os leva a um mundo repleto de criaturas mágicas e, às vezes, perigosas.

Minha opinião: Eu lembro da primeira vez que vi As Crônicas de Spiderwick, e como fiquei completamente encantada com aquele mundo escondido dentro da nossa própria realidade. Desde criança sempre fui muito criativa e com uma imaginação aflorada e após assistir o filme lembro de pensar como seria divertido se, de repente, a minha casa pudesse ter duendes, elfos e criaturas espreitando pelos cantos também.

A história dos irmãos Grace, especialmente do Jared, sempre me prendeu e mesmo hoje é impossível não ficar encantada com aquele garoto incompreendido, revoltado, mas com um coração enorme, e que acaba se metendo numa aventura mágica ao encontrar o misterioso Guia de Campo de Arthur Spiderwick.

O filme tem toda aquela energia de conto de fadas sombrio com goblins, trolls e o vilão Mulgarath, mas ao mesmo tempo, fala sobre família, perda e amadurecimento. Mesmo sendo uma história cheia de criaturas mágicas, ela sempre pareceu muito humana.


E visualmente… nossa! Até hoje acho os efeitos incríveis, especialmente as cenas da casa antiga, o campo verdejante e as criaturas que pareciam tão reais que dava até um medinho. Pelo menos para mim o filme envelheceu muito bem.

Duas coisas que até hoje me marcaram foi o equilíbrio entre fantasia e emoção real e a história que trás fantasia que não trata as crianças como bobas, sabe? Tinha perigo, suspense e emoção de verdade.

Reassistindo hoje, dá uma sensação de nostalgia deliciosa. É um daqueles filmes que te lembram como era bom acreditar que o mundo era cheio de segredos escondidos, e que bastava um olhar atento (ou um pouco de coragem) pra descobrir algo mágico.

Por fim as "Crônicas de Spiderwick" é mais do que um filme de fantasia é uma lembrança viva da infância, um convite pra nunca deixar de acreditar nas coisas invisíveis. E se você ainda não assistiu assista ela, pois sei que ela vai te encantar e se têm filhos assista junto, pois vai criar um momento ótimo junto com seu filho.

CURIOSIDADE: Ao trazer minha opinião sobre o filme, descobri que "As Crônicas de Spiderwick" está de volta agora em serie que em 2024 teve sua 1ª Temporada. Não assisti, mas agora fiquei curiosa para encontrar ela e assisti-la.

Quantos corações mereceu:


As Crônicas de Spiderwick com toda certeza merece o selo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante!! Pessoal, caso encontrem links com defeitos, avisem por comentário ou pelo e-mail: angelicapinheiropereira@gmail.com, para que possamos arruma-los.